28 julho 2017

Construção de frases - Letra M

Agora que a criança já constrói palavras, ela está apta a aprender a escrever as frases.
Mas também este processo tem suas etapas. 
Neste post trago 2 níveis de atividades para intervenção no processo da escrita de frases.

Na 1ª atividade a frase a frase já existe, contudo, mescla palavras com imagens. Então a criança terá que fazer a substituição. Esta atividade ajuda a criança a compreender a separação entre as palavras porque ela, intuitivamente, relaciona os significantes ao significados. Assim entende que cada significante tem seu espaço.

Na 2ª atividade exige da criança, além de compreensão da escrita, criatividade. 
Pensar, imaginar, criar...
O professor precisa despertar a criatividade da criança. Exercício de imaginação é uma boa ferramenta para desenvolver a criatividade. 
Muitas vezes, quando deixamos a criança livre para construir suas frases, elas imaginam coisas mirabolantes e o resultado são frases muito complexas. Sugerir frases simplistas é anular a criatividade da criança, o que não é nosso objetivo. Uma solução é ser escriba de algumas palavras. Outra possibilidade é trocar algumas palavras da frase criada por antônimos ou significados aproximados sem, no entanto, mudar a essência da frase.

Sabemos que numa sala de aula com grande volume de alunos não é possível dar a devida atenção a cada criança. permitir que desenvolva suas ideias individuais... Então uma atividade complexa como essa exige um tempo maior de aula para que haja espaço para o diálogo e esclarecimento de dúvidas.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Desde já agradeço seu carinho em deixar uma mensagem! Bjks